Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição Infantil | Vegetais super heróis incentivam o consumo de salada

Vegetais super heróis incentivam o consumo de salada

Andrew S. Hanks e outros pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, em Columbus, Estados Unidos, testaram um programa de marketing em escolas, utilizando vegetais super heróis, com o objetivo de influenciar positivamente a alimentação das crianças.

O estudo foi realizado com crianças entre 4 e 6 anos de idade, sendo utilizado como estratégia manter os serviços normais das lanchonetes com o acréscimo de banners com os vegetais super heróis e/ou a instalação de televisões que passavam programas de educação alimentar, cujos protagonistas eram os mesmos dos banners, sendo importante ressaltar que a quantidade de vegetais consumida não foi analisada.

Vegetais super heróis

Vegetais super heróis

Segundo os pesquisadores, entre a faixa etária estudada o consumo de salada variava entre 6 a 8%. Nas escolas que participaram do programa utilizando o banner, o percentual de consumo de vegetais aumentou de 13% para 24%. Nas escolas que apresentaram os programas na televisão entre 14% e 19% das crianças comeram vegetais. Já as escolas que usaram os dois métodos (televisão e banners) a porcentagem de crianças que colocou vegetais no prato, subiu de 10% para 35%.

Vegetais super heróis

Vegetais super heróis

Outra observação importante dos pesquisadores foi que os meninos responderam melhor ao uso apenas do banner enquanto as meninas responderam positivamente para os programas de TV e banners.

Como conclusão a pesquisa mostrou que a simples ação de sensibilizar e chamar a atenção das crianças para alimentos mais saudáveis, mostrando que eles fazem parte do mundo delas, as crianças tendem a escolhê-los porém, não está claro se o efeito dessa atividade é duradouro.

Vegetais super heróis

Veggies hero

E não precisamos ir longe para acharmos mais pesquisas que mostram esses resultados positivos. Cientistas da Universidade de Cornell, incluindo Brian Wansink, coordenador do estudo, mudaram o nome de vegetais deixando-os com poderes de super-heróis para incentivar o consumo desses alimentos entre o público infantil.

Vegetais super heróis

Vegetais super heróis

Os vegetais super heróis, grandes protagonistas do experimento, foram as Cenouras X-Ray Vision (cenoura com visão de raio X) e o Brócolis Power Punch (brócolis soco poderoso). Os alimentos com super poderes foram oferecidos no cardápio da cantina de escolas, sem excluir nenhum outro item habitual do cardápio e o resultado foi mais que surpreendente, o consumo dos vegetais quase dobrou!

A substituição do nome da boa e velha cenoura para Cenouras X-Ray Vision fez com que 66% delas fossem consumidas, contra o valor de consumo de 32-35% quando elas eram meras cenouras “sem poderes”. A pesquisa mostrou que as escolas têm uma solução de baixo custo, para induzir as crianças a terem uma alimentação mais saudável.

Vegetais super heróis

Tomate super-herói

O que podemos perceber é que programas de alimentação infantil não são prioridade nas nossas políticas públicas mas deveriam já que elas têm o poder de influenciar beneficamente o nosso futuro (entre outras coisas), podendo ser baseadas em ações baratas e simples e não por isso, menos eficazes.

E têm pessoas que ainda acham que incentivar crianças a comerem mais frutas e vegetais é uma tarefa difícil.

E não é que super heróis têm poderes mesmo!

Comentários

comentários