Mande um e-mail pra gente
Home | Curiosidades | Vegawatt: máquina para reciclar óleo

Vegawatt: máquina para reciclar óleo

Segundo a Sabesp, um litro de óleo pode poluir 25 mil litros de água. Considerando os estabelecimentos de alimentação grandes “produtores” de óleo para descarte, como uma maneira de evitar que o óleo utilizado seja jogado no lixo, ralo ou pias, os estabelecimentos comerciais têm obrigação de descartá-los em locais adequados ou, podem utilizar empresas que recolhem esse óleo gratuitamente e até oferecem outros produtos em troca. Por isso, boa parte dos restaurantes já vendem o que sobra de suas fritadeiras para empresas que reciclam o resíduo.

A empresas de reciclagem de óleo utilizam o resíduo para a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel. Mas você já pensou como seria se fosse possível reciclar o óleo dentro do próprio restaurante e ainda ganhar em troca energia elétrica?

Vegawatt

Vegawatt

É ai que entre o Vegawatt, uma máquina que já existe, e que transforma óleo de cozinha usado em energia elétrica e água quente. Vendido ainda apenas nos Estado Unidos, o equipamento é do tamanho de uma geladeira e, segundo o fabricante é possível economizar de 10 a 25% de energia elétrica.

Se o Vegawatt é um aliado ao meio-ambiente, podemos dizer que o preço está mais para um vilão já que a máquina, custa em torno de 22 mil dólares.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>