Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Amamentação | Tirar leite materno: saiba como

Tirar leite materno: saiba como

O ato de tirar leite materno é comum e pode ocorrer em diferentes situações, como em casos de retorno ao trabalho, estudos, por impossibilidade de sucção do bebê no peito, para alívio da mãe, para facilitar a “pega” do bebê, para estímulo, para continuidade de produção, entre outros.

Nesses casos, o leite materno pode ser ordenhado com as próprias mãos ou com bombas de sucção, que podem ser manuais ou elétricas. No mercado você encontra vários tipos; dos mais caros aos mais baratos.

Tirar leite materno

Bomba de extração de leite materno, Avent

Caso você precise de uma para tirar leite materno, fique sabendo que você não necessariamente precisa comprá-la pois há lugares que alugam essas bombas. Se, caso você opte por utilizar esses acessórios, é fundamental que você cuide muito bem da higiene dela e de seus acessório, mantendo-os sempre esterilizados.

Já adianto para vocês que a extração de leite materno não depende de uma fórmula matemática ideal. Portanto, veja de qual maneira/forma/equipamento se identifica melhor com seu corpo porém, já aviso. Fuja dessa bomba manual, do estilo “perinha” (figura a baixo), que é a mais barata e fácil de achar nas farmácias. Ela não é prática e é de difícil higienização e, portanto, com grande risco de contaminação.

Tirar leite materno

Bomba manual do tipo “perinha” para tirar leite materno

Seja qual for o processo para tirar leite materno que você irá adotar, antes de iniciar, sempre proteja seus cabelos (com um touca ou pano) e sua boca (com uma máscara ou mesmo um pano de prato), tire os adornos (anéis, relógio, etc.), higienize as mãos, antebraço, bancada e pegue os utensílios (potes de vidro com tampa plástica, já esterilizados – fervidos em água potável por 15 minutos) que serão utilizados para a coleta. Durante a extração, evite falar ou tossir.

Antes de iniciar a ordenha é recomendado que você massageie a mama, com movimentos circulares que devem ser iniciados na aréola apenas com 2 dedos e, então você deve seguir para o restante da mama, utilizando a parte central da palma da mão, sempre apoiando a mama na direção contrária, com a outra mão, como exemplificado na figura abaixo.

Tirar leite materno

Massagem para ordenha de leite materno

Para a extração, coloque o polegar acima da aréola e o indicador no lado contrário da aréola, realizando um movimento rítmico de “apertar e soltar”, tomando o devido cuidado para não deslizar os dedos. Lembra-se de desprezar os primeiros jatos de leite e, se possível, incline o corpo para frente, tomando o cuidado para não encostar o frasco na mama. Você não deve sentir dor neste momento. Portanto, se estiver sentindo, corrija a posição.

Doar leite

Ordenha de leite materno

O processo de ordenha não leva um tempo específico. Você deve massagear a mama e extrair o leite até sentir que as mamas estejam “vazias”. Vale ressaltar que não é recomendado o uso de compressas para extração do leite portanto, só faça sob orientação de um profissional.

Acompanhe no vídeo o processo prático resumido:
https://www.youtube.com/watch?v=gW7jqzdX1hc
 
Lembre de identificar o frasco (etiqueta) com o dia da retirada e a hora pois o leite ordenhado tem validade:
  • 24 horas em geladeira doméstica
  • 15 dias em um freezer
Tenha o cuidado de armazenar o leite ordenhado no interior do equipamento (e não na porta), e longe de alimentos que tenham cheiro (como peixe) e, caso você for tirar o leite materno fora de casa, lembre-se de que ele deve permanecer conservado sob refrigeração e transportado em uma bolsa térmica.

Na hora de oferecer o leite ao bebê você deve “quebrar seu gelo” em banho-maria, agitando-o levemente para uniformizá-lo e deixe-o na temperatura ambiente. Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira horas antes de ser utilizado. Depois, o processo é o mesmo.

E, caso você não vá usar o leite excedente, lembre-se de doar à um banco de leite humano. Lá eles irão analisar e processar o leite recebido, para que ele seja utilizado para quem precisa.

Este é um momento difícil, turbulento e com muitas novidades portanto, fujam de informações erradas. O binômio “mãe-bebê”, exaustos, precisam de paciência, determinação e apoio do companheiro/família.

Havendo dificuldade em tirar leite materno ou alguma necessidade similar, você deve procurar um especialista.

Este não é um post patrocinado.

Comentários

comentários