Mande um e-mail pra gente
Home | Entrevistas | Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

Hoje o Comida Na Rede faz uma Entrevista com a Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho.

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo em 2006, pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Uninove.

Nutricionista da Prefeitura Municipal de São Paulo atuando em Unidade Básica de Saúde.
Anteriormente, atuação em Unidades Produtoras de Refeição, para funcionários de comércio atacadista, em controle de qualidade de comércio de hortifruti e em Unidade Produtora de Refeição de Hospital.

De onde veio a vontade de ser Nutricionista?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: Minha vontade de ser nutricionista surgiu do interesse em lidar com os alimentos, desde criança. Com o tempo, fui buscando mais conhecimento sobre a área e com o apoio de minha família, decidi pela Nutrição.

Ao longo do tempo, a gente vai se especializando em alguma área do conhecimento, qual o caminho você seguiu e porquê?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: No momento, estou cursando especialização em Nutrição Clínica, para aprimorar minha prática. Antes disso, já fiz cursos de atualização e procuro sempre participar de simpósios, jornadas e congressos, pois há sempre descobertas e mudanças a serem incorporadas em nossa rotina.

O que diria para alguém que está iniciando nessa área?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: Diria que primeiro a pessoa tem q amar o funcionamento do corpo humano, nosso metabolismo, independente da área de interesse. Pesquisar e compreender a relação do homem com o alimento, questões socioeconômicas, emocionais e culturais envolvidas, além de gostar bastante de bioquímica!

Como é sua rotina de trabalho?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: Há três anos, atuo em Unidade Básica de Saúde. Iniciei em atendimento domiciliar, onde pude aprender muito e atualmente, trabalho com atendimento individual e coletivo, por meio de palestras e grupos. Já atuei também em UPR’s, mas meu objetivo sempre foi a Saúde Pública.

Qual a parte boa de ser Nutricionista?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: A melhor parte de ser nutricionista é poder contribuir com a melhora do estado de saúde do paciente, que ganhou qualidade de vida e compreendeu que a alimentação também faz parte do tratamento.

Qual a parte difícil de ser Nutricionista?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: A parte ruim são as pessoas que acham que somos uma tabela de composição ambulante, perguntando calorias de tudo (rsrs); sermos julgados por determinada conduta que não é como a da blogueira “x” ou à da revista “y”, que promete eliminar 10 kg num mês e por fim, valorização da categoria, com melhores salários e condições de trabalho.

Quando não está trabalhando como Nutricionista, o que gosta de fazer?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: Gosto de conhecer novos restaurantes e ir aos preferidos também (porque nutricionista come normalmente, podem acreditar! Rsrs); estar entre amigos e familiares e viajar.

Nos apresente um profissional da área que você admira e cite os motivos.

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho:  Que decisão difícil… São muitos os profissionais que admiro! Vou citar minha grande amiga Valéria Braga, que atua em UPR hospitalar e tem verdadeira paixão pela gastronomia como aliada da Nutrição, seja para melhorar a aceitação da refeição pelo paciente, trazendo o conceito de Comfort Food, como para eventos e confraternizações.

Quais são seus planos para o futuro?

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho: Após terminar a especialização na área clínica de maneira geral, penso em estudar mais a fundo Síndrome Metabólica e suas consequências.

Formas de contato

e-mail: quelnutri18@gmail.com

Facebook:  Raquel Aparecida Carvalho

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

Nutricionista Raquel Aparecida Carvalho

No  dia 31 de agosto, se comemora o dia do Nutricionista. Neste mês faremos uma série de entrevistas com Nutricionistas de diversas áreas para entender de que maneira este profissional pode atuar.

Comentários

comentários