Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição | Fitoterapia para Nutricionistas

Fitoterapia para Nutricionistas

Revogando a resolução CFN nº402/2007, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) lançou no dia 25 de junho de 2013 a Resolução nº525, que regulamenta a prática da fitoterapia pelo Nutricionista.

Nela está especificado que o Nutricionista poderá adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética, somente quando os produtos prescritos tiverem indicações de uso relacionadas com o seu campo de atuação e estejam em uso tradicional reconhecido ou embasadas em estudos científicos quanto a critérios de eficácia e segurança.

Fitoterapia

Fitoterapia

A prescrição de fitoterápicos deve se fazer exclusivamente a partir de matérias-primas derivadas de drogas vegetais, não sendo permitido o uso de substâncias ativas isoladas, mesmo as de origem vegetal, ou das mesmas associadas a vitaminas, minerais, aminoácidos ou quaisquer outros componentes.

Lembrando que a competência para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais é atribuída ao nutricionista sem especialização, enquanto a competência para prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais é atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação lato sensu nessa área.

Fitoterapia

Plantas medicinais

A prescrição deverá ser legível, conter o nome do paciente, data da prescrição e identificação completa do profissional prescritor (nome e número do CRN, assinatura, carimbo, endereço e forma de contato) e conter especificações como: nomenclatura botânica, forma de utilização, modo de preparo, posologia, modo de usar e tempo de uso.

Na prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais, considerar que estas devem ser preparadas unicamente por decocção, maceração ou infusão, conforme indicação, não sendo admissível que sejam prescritas sob forma de cápsulas, drágeas, pastilhas, xarope, spray ou qualquer outra forma farmacêutica.

Fitoterapia

Plantas medicinais e drogas vegetais

Confira aqui a resolução na íntegra, publicada no Diário Oficial.

PS.: Os cursos de Graduação em Nutrição, dentro do prazo de adequação estabelecido, devem passar a incluir em sua matriz curricular conteúdos com carga horária compatível com a capacitação para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>