Lactosil: a enzima digestiva para quem tem intolerância a lactose

A intolerância a lactose é mais comum do que imaginamos. Podendo se manifestar em diferentes fases da vida, ela pode acometer adultos que antes podiam consumir lactose sem problema algum, resultado da perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

A lactose é um tipo de açúcar, dissacarídeo, encontrado no leite e em produtos lácteos. Para gerar energia a lactose deve ser digerida, sofrendo ação da enzima lactase, que irá transformá-la em dois monossacarídeos, para então ser absorvido pelo organismo.

A intolerância a lactose consiste na falta ou deficiência na produção da lactase, enzima que digere a lactose, como pode ser visto no esquema elaborado pelo G1. Na sua ausência (ou manifestação em quantidade reduzida), a lactose chega até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo, resultando na sua fermentação por bactérias, causando sintomas típicos de indigestão como desconforto abdominal, gases, diarréia (ou constipação), distensão abdominal e náusea. Lembrando que a severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da tolerância pessoal de cada organismo.

Lactosil

Entenda a Intolerância a lactose

Podendo se manifestar de maneira mais severa ou branda, mesmo o quadro não sendo grave, o incômodo causado para quem sofre de intolerância a lactose, é grande. Seja pelos sintomas causados após a ingestão do leite e seus derivados ou simplesmente pelo motivo de privá-lo da ingestão de alguns alimentos.

Buscando a qualidade de vida desses pacientes, a Apsen (APSEN FARMACEUTICA S/A) lançou o Lactosil, uma enzima digestiva para ser utilizada em preparações com alimentos lácteos, garantindo a digestão do lactose sua absorção.

Lactosil

Lactosil a enzima digestiva para preparações lácteas

Disponível nas farmácia do Brasil, o Lactosil é encontrado em caixas com 30 sachês e custa cerca de R$ 30,00. Vale falar que cada sachê de 2 gramas tem um valor energético é de 8 kcal (contém 1,9 g de carboidratos).

A posologia recomendada pelo fabricante é adicionar nos alimentos lácteos 1 sachê de Lactosil a cada 50 grs. de lactose, o que corresponde a cerca de 1 a 2 sachês em um 1 copo de leite de 200 mls, mas é bom prestar atenção pois há sachês com diferentes composições.

Também vale lembrar que, apesar da quantidade de lactose nos produtos lácteos estar disponível nos rótulos, ela é variável nos alimentos, por sofrer influência de condições de temperatura e tempo de reação. Atenção: não se auto-medique! Na dúvida, procure a ajuda de um especialista.

5 ideias sobre “Lactosil: a enzima digestiva para quem tem intolerância a lactose

    • vou experimentar, e creio que vai resolver o meu problema, pois tds vezes que tomo leite e seus derivados, meu estomago fica distendido, gazes, má digestão, desconforto abdominal..mas graças a Deus pesquisando na internet descobri que há solução para o meu problema…gçs a Deus…..

          • Patrícia, recomendamos que vc procure um especialista para sanar sua dúvida ou entre em contato com o SAC da própria empresa. Eles são os mais aptos a responder sua pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ oito = 11