Mande um e-mail pra gente
Home | Comida típica | Nhoque da sorte e São Pantaleão

Nhoque da sorte e São Pantaleão

Nhoque ou inhoque (do italiano gnocchi) é um prato preparado a base de carboidratos como a farinha de trigo. Prato difundido no mundo todo, o famoso “nhoque da sorte” carrega a lenda de trazer fortuna e sorte.

Conta a lenda que São Pantaleão perambulava por um vilarejo da Itália, no dia 29 de dezembro e, faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. Mesmo com pouca comida, a família dividiu sua refeição com o andarilho, sobrando apenas 7 nhoques para cada um.

Nhoque da sorte

Nhoque

Agradecendo a acolhida São Pantaleão foi embora e, quando os moradores foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada prato havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 passou a ser o dia do nhoque da fortuna ou da sorte, quando acompanhado do ritual de colocar dinheiro embaixo do prato.

Nhoque da sorte

Massas

Para quem não acredita em simpatia, o nhoque é bem vindo do mesmo jeito, já que é um prato fonte de carboidrato, uma energia que deve estar presente em cerca de 55% do total ingerido em uma alimentação saudável. Ele pode ser produzido com batata, beterraba, mandioquinha, espinafre, entre outros ingredientes e combina super bem com uma salada.

Caso você não queira comprá-lo pronto, não é difícil de prepará-lo em casa. Veja a receita no Tudo Gostoso e mão na massa!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>