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Instafood: comida fotografável (ou não) para o Instagram

Você já ouviu falar sobre Instagram ou “Instafood”? Hoje vamos ilustrar para você os termos e a importância da apresentação de um produto.

Nos últimos anos, com o maior alcance da tecnologia dos smartphones e suas câmeras de altíssima qualidade iniciou-se um fenômeno dos produtos fotografáveis, tudo que se comprava ou ganhava era automaticamente fotografado e publicado em alguma rede social. Nessa febre foi incluída também a comida.

instafood

Tirando foto de comida

Isso gerou uma febre de fotos de pratos, alguns Chefs até se irritavam quando, antes de experimentar sua obra prima, o cliente fazia questão de tirar uma foto e publicar aos seus seguidores. O Instagram foi a rede mais utilizada para tais publicações devido principalmente às sua funções de tratamento de imagens tão intuitiva, a hashtag instafood (#instafood) virou uma grande febre.

instafood

Instagram

Claro que é sempre bom evitar os exageros, mas tal costume gera uma publicidade gratuita aos bares, lanchonetes, restaurantes, food trucks e todos os outros negócios que vendem comida. A pessoa publica a foto e marca a empresa, quando não marca os seguidores perguntam, mas um produto só é fotografado quando é fotografável. Fotografável não pode ser um termo tão comum, podemos utilizar fotogênico ou até mesmo bonito. A maioria das pessoas não fotografaria os bolos abaixo:

Bolo da Peppa Pig

#Instafood

Claro, eles foram fotografados, mas só para enviar aos principais sites de humor :-)

O grande desafio é fazer algo que chame a atenção do cliente, como quando a Häagen-Dazs criou uma Lua Comestível.

Häagen-Dazs

Lua comestível da Häagen-Dazs

No Japão é comum o uso da criatividade para deixar bonitos os Bentôs e acertar na Apresentação do Prato.

Bentô

Bentô

Para que o cliente queira fotografar o seu produto ele não precisa ser assim:

instafood

Food designer

Ou ser metodicamente perfeito, como este.

instafood

Food designer

Olha só a simplicidade deste macarrão. Irá atrair qualquer consumidor!

Apresentação de um prato

Macarrão

Veja que ele não possui mais do que cinco ingredientes e não precisou de um prato caro para compor a imagem. E tem mais. Por conta da sua simplicidade o restaurante tem a certeza de que todos os clientes receberão um prato assim, padronizado, o que é ótimo para satisfazer o cliente.

Essa semana eu estava com uma criança internada em um hospital e recebemos um kit lanche. Para minha surpresa esse lanche estava dentro de uma sacola branca amarrada, como na imagem abaixo:

#Instafood

Lanche servido em um Hospital

Um grande canditado para o fazer parte do Instagram com a hashtag instafood, divulgando uma comida não fotografável e nem comível. Imagine que alguém dentro de um hospital precisa se alimentar bem, mas a apresentação deste kit já é uma grande barreira, quanto mais para uma criança, não acha?!

Veja, que só de abrir o saco, a composição já fica mais bonita, agora imagine isso apenas em uma simples bandeja ou numa pequena cesta.

#Instafood

Lanche servido em um Hospital

Com isso dá para perceber que não precisa de muito para agradar o seu cliente.

Enfim, as redes sociais vieram para ficar e são cada vez mais importantes na divulgação de um produto e consequentemente na captação de novos clientes, então capriche na apresentação do seu produto e boas vendas!

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