Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição | Gorduras e a saúde do coração

Gorduras e a saúde do coração

Muitos leitores e pacientes costumam ter dúvidas sobre os tipos de gorduras e querem saber quais fazem bem ou mal para o coração. Então, hoje vamos falar um pouquinho sobre o assunto, de maneira bem simplificada.

Gorduras

Gorduras: boa e ruim

Nós temos as gorduras monoinsaturadas, poliinsaturadas, hidrogenadas e as trans. As gorduras que fazem bem para o coração, são chamadas de gorduras monoinsaturadas e são encontradas no azeite, e em alimentos como o abacate, as nozes e as castanhas, por exemplo. Por isso recomendamos a utilização de azeite (de preferência o extravirgem) para temperar saladas porém, em pratos, recomendamos seu uso apenas nas preparações depois de prontas, já que ele não deve ser aquecido. Caso você não goste de utilizá-lo para temperar também há a opção de utilizar o óleo de canola.

Todos os óleos vegetais (como o óleo de soja, milho ou girassol) contém gorduras que fazem bem para o coração (gordura poliinsaturada do tipo ômega 6) porém, também devem ser usados com moderação. A semente de linhaça é uma fonte de gordura poliinsaturada do tipo ômega 3 assim como peixes como a sardinha, o salmão e a truta. E vale lembrar que não é por que ela é uma gordura boa para o coração que ela deve ser consumida em exagero. Toda a alimentação deve ter um equilíbrio entre os grupos e tipos de alimentos.

Gorduras

Abacate e salmão

As chamadas gorduras animais também devem ter seu consumo controlado. Para isso a dica é preferir carnes magras, sem pele e que toda a gordura aparente deve ser retirada. Os queijos são bem vindos mas a dica é preferir os brancos (como ricota, queijo branco, cottagge, etc.) já que quanto mais amarelo, mais gordura ele terá. O ovo possui também gorduras boas mas deve ser consumido moderadamente (de 2-3 vezes na semana) sendo as preparações fritas evitadas quando comparadas com o modo de preparo grelhado, assado, escaldado ou cozido.

Já as gorduras hidrogenadas e trans devem ser evitadas pois fazem mal para o coração pois aumentar o “mau colesterol” e diminui o “bom colesterol”. Para isso, nossa sugestão é que você evite margarina, sorvete do tipo cremoso, bolacha recheada, bolos e tortas industrializados, molho pronto para salada, salgadinhos de pacote, batata frita, pipoca de microondas, fast food, maionese, etc.

Gorduras

Gorduras boas e ruins

Se você gostou do texto sobre gorduras e quer mais dicas sobre o assunto, procure profissionais especializados como os do Projeto Ego. E, para ajudá-los seque uma receita de “falsa maionese sem ovo”:

Ingredientes:

– 1 batata cozida

– 1 cenoura cozida

– 1 xícara (chá) de leite desnatado

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– 1/2 xícara (chá) de óleo

– 1 colher (sopa) de vinagre

– 1 colher (café) de sal

Modo de preparo:

Pique os legumes cozidos e coloque no liquidificador. Adicione o leite, o limão, o vinagre e o sal. Bata bem e vá acrescentando o óleo em fio, sem parar de bater, até obter a consistência de maionese.

Comentários

comentários