Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Acontece | Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação: como elaborar um Manual de Boas Práticas

Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação: como elaborar um Manual de Boas Práticas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Portaria n.1428,  determina que estabelecimentos que realizem a manipulação de alimentos devam ter seus Manuais de Boas Práticas.

O Manual de Boas Práticas deve descrever de maneira detalhada, todos os procedimentos e rotinas realizadas pelo estabelecimento, com o objetivo de garantir a segurança sanitária e consequentemente a produção de alimentos seguros.

Ele deve conter as operações realizadas abrangendo informações como os requisitos sanitários, a manutenção, controle da higiene, boas práticas e saúde dos manipuladores, além do controle e da garantia da qualidade do produto final.

Este documento pode ser elaborado por qualquer pessoa capacitada e orientada, sendo específico para cada Serviço de Alimentação e Nutrição. Porém, muitas vezes os responsáveis têm dificuldades para elaborá-lo necessitando de informações mais detalhadas. Por isso, o livro Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação: como elaborar um Manual de Boas Práticas, da editora Yendis, irá auxiliá-lo.

Manual de Boas Práticas

Livro: Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação, como elaborar um Manual de Boas Práticas

Já demos dicas para vocês de como elaborar um Manual de Boas Práticas, aqui. Mas o livro Gestão da Qualidade em Serviços de Alimentação: como elaborar um Manual de Boas Práticas, escrito por Nutricionistas, dá muito mais do que dicas! Nele há orientações simplificadas, com vários modelos e exemplos práticos e fictícios, descritos de maneira detalhada para auxiliá-lo na elaboração de um Manual de Boas Práticas.

Baseado na lei e nas exigências da Vigilância Sanitária, o livro é um guia com dicas imprescindíveis para estudantes, profissionais da área ou empreendedores do ramo da alimentação, devendo ser seu companheiro de bolso.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>