Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição Clínica | Exames que o Nutricionista pode solicitar

Exames que o Nutricionista pode solicitar

Uma das dúvidas entre pacientes e até profissionais do ramo é se pode e quais exames que o Nutricionista pode solicitar. Saiba que a solicitação de exames laboratoriais é uma das competências do Nutricionista segundo a Resolução CRN nº306 de 2003.

Respaldada pela Lei nº 8234, de 17 de setembro de 1991, Art 4º, parágrafo VIII – “É atribuído ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético”, o que faz parte de um conjunto de parâmetros que permitem uma abordagem nutricional global que irá direcionar o profissional na avaliação do estado nutricional do paciente.

Os exames de interesse são aqueles que traduzem informações relacionadas por exemplo com desnutrição proteica, doenças cardiovasculares, endócrinas, tireóide, renal, hepática, anemia além de exames que permitem verificar carências específicas como no caso da cirurgia bariátrica.

Entre os exames que o Nutricionista pode solicitar estão hemograma completo, proteínas totais, triglicérides, colesterol total, HDL, LDL, VLDL, glicemia, teste oral de tolerância à glicose, tiroxina (total e livre), uréia, creatinina, sódio, cálcio (total e iônico), potássio sérico, fósforo sérico, magnésio sérico, ácido úrico, oxalato, citrato, proteína, filtração glomerular, ferro, transferrina, ferritina, vitamina B12, ácido fólico, cálcio total, cálcio iônico, ferro, zinco, sódio, fósforo, selênio, cloro, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, vitamina B2 e vitamina D3, entre outros.

Exames que o Nutricionista pode solicitar

Exames laboratoriais

A solicitação deve ser feita no próprio receituário de consulta devendo conter dados como nome completo do paciente, nome dos exames solicitados e data, devendo ser carimbado e assinado pelo profissional solicitante, contendo o número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Vale lembrar que muitas vezes os convênios não cobrem a realização dos exames e eles possuem preços bem salgados devendo portanto, ser solicitados com bastante critério. E lembre-se que compete ao Nutricionista as justificativas técnicas para as solicitações, bem como a leitura e interpretação dos resultados os quais devem ser limitados à monitorização dietoterápica e se necessário alguma orientação além da parte nutricional cabe ao Médico fazê-la.

Para quem nos acompanha ou quer ser nosso cliente e gostaria de saber sobre como procedemos na nossa clínica e no Projeto Ego, esclareço que realizamos avaliação antropométrica, avaliamos hábitos alimentares, formulamos um cardápio individualizado a partir da avaliação nutricional individualizada tanto comportamental como bioquímica porém, só solicitamos exames laboratoriais quando se mostrar necessário.

Comentários

comentários