Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição | Como ler o rótulo dos alimentos

Como ler o rótulo dos alimentos

Você sabe como ler o rótulo dos alimentos? Saber interpretar as informações nutricionais pode auxiliar na escolha entre um produto ou seu “semelhante”.

Para você conseguir ler o rótulo de um alimento o que mais gosto de destacar é a importância de você verificar a LISTA DE INGREDIENTES da embalagem. Nela consta os ingredientes que o produto contém, com mais “detalhes”. Nesse item é importante saber que os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente (do maior ingrediente para o menor) – isso já ajuda muito na hora da escolha. Um alimentos cujo primeiro ingrediente da lista for açúcar, já sabemos que deve ser evitado, por exemplo.

A partir da lista de ingredientes você pode saber muitas outras coisas como se o produto contém ingredientes que são fonte de fibras e inclusive, saber se ela é adicionada artificialmente ou não. Nela é possível verificar se há farinha integral na composição do produto que estão tentando te vender como “integral” e/ou também quanto de aditivos contém aquele produto em questão. Os aditivos não têm propósito de nutrir e sim, de melhorar as características de conservação, aroma, cor e validade do produto e, portanto, quanto menos tiver, melhor. Veja só o exemplo do pão de forma Artesano da marca Pullman®.

Como ler o rótulo

Embalagem de pão de forma

Eles destacam a frase “artesano: como feito em casa”, querendo passar uma imagem de que o produto é artesanal, caseiro, o que você percebe que não é possível quando verifica mais de perto a lista de ingredientes, já que há muitos aditivos no produto, os quais não temos em casa.

como ler o rótulo

Ingredientes

E não para por ai não. Na parte da frente da embalagem há figura de trigos além de ela ser na cor marrom mais escurinha, remetendo ao “integral” porém, como pode ser verificado na lista de ingredientes, não há farinha integral no produto.

Esse é apenas um mero exemplo mas há infinitos produtos que eu poderia utilizar para demonstrar para vocês o que quero mostrar. Por isso reforço para que você não acredite em todas as alegações da frente da embalagem como desenho de frutas para remeter que há frutas, a palavra “fit” ou “natural”, por exemplo, tentando remeter que o produto é saudável.

Como ler o rótulo

Nesfit

Em relação ao açúcar contido na lista de ingredientes gostaria de alertá-los que ele pode aparecer na lista de ingredientes uma ou várias vezes, com diversos “outros nomes” como mel, frutose, demerara, açúcar orgânico, mascavo, sacarose, xarope de glucose, extrato de malte, xarope de milho, glicose, melado, etc.

E por fim, vale falar também sobre a tabela de informação nutricional. Você sempre deve se atentar à porção que será consumida e também observar o % VD (percentual de valor diário), podendo grosseiramente sugerir que você escolha alimentos com percentuais mais altos para vitaminas, minerais e fibras e mais baixos para gorduras e sódio.

Como ler rótulo

Informação nutricional

Finalmente vale saber como ler o rótulo para que você não se deixe enganar pelas ilustrações ou destaques como “rico em vitaminas”. Escolha alimentos que a lista de ingredientes poderia ser encontrada na sua cozinha.

É sabendo como ler o rótulo dos alimentos e interpretá-los que você consegue perceber que “nem todo pão integral é igual”, ” nem toda barrinha é igual” e/ou “nem toda água de coco é igual”, e assim vai. Fique ligado!

Comentários

comentários