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Chia: a semente aliada à saúde

A chia é uma semente originária da planta Salvia Hispanica, que além de trabalhar no controle do colesterol, também auxilia no controle do peso.

Suas sementes podem ser cinzentas, castanhas, pretas e brancas e ela pode ser encontra no mercado na forma de grãos, farinha e óleo.

Muito falada atualmente, é considerada um alimento funcional por ser rica em fibras, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e ômega-3.

Uma das propriedades da chia é devido às fibras, que dentro do estômago, em contato com a água, formam uma espécie de gelatina, causando a sensação de saciedade ao lentificar a digestão, causando uma sensação de saciedade por mais tempo. Lembrando que as fibras também irão atuar na regulação do funcionamento intestinal.

Chia

Chia

E também há outros benefícios com por exemplo, ser anti-inflamatória, devido a presença do ômega-3.

Encontrada em qualquer loja de produtos naturais como a Mundo Verde, tem sabor suave e, por isso, pode ser consumida (semente inteira ou moída) pura ou misturada com outros alimentos como iogurte, suco, fruta, bebida, cereal e até mesmo em preparações caseiras de bolo e biscoito.

Vale lembrar que sua alimentação deve ser orientada e acompanhado por um profissional capacitado, pois cada organismo tem um metabolismo diferente do outros.

Que a chia tem benefícios, isso nós já sabemos, mas ela não é uma semente milagrosa. Por isso, seu consumo deve ser regular e acompanhado de hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e prática de atividade física, para se obter um resultado satisfatório.

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