Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Amamentação | BLW (Baby Lead Weaning): Desmame guiado pelo bebê

BLW (Baby Lead Weaning): Desmame guiado pelo bebê

Baby Lead Weaning (BLW) que significa, “Desmame guiado/liderado pelo bebê”, é um método de introdução de alimentos sólidos, que propõe que bebês com mais de seis meses se alimentem sozinhos e com as próprias mãos.

A ideia é o bebê participar das refeições em família e deixar que ele pegue o que desejar, apresentando a ele diferentes frutas e/ou legumes, deixando que ele escolha o quê e quanto comer. A experiência de cores, formas, sabores e texturas dão a ele a oportunidade de escolher o que mais lhe agrada.

BLW

Baby Lead Weaning

Criado pela Gill Rapley, consultora em saúde, o método consiste em introduzir os alimentos pouco a pouco, em pedaços pequenos, para que o bebê consiga pegar e levar à boca sozinho.

O lema no BLW é deixar a “sujeira rolar”, permitindo que os bebês “alimentem a si mesmos”, sem utilizar potes, garfos, colheres, papinhas, liquidificadores, processadores ou peneiras, estabelecendo seu próprio “ritmo de comer”, até o desmame natural e completo.

BLW

Desmame liderado pelo bebê

Com muitos prós e contras, o método já conquistou muitas mamães americanas e européias e agora vem chamando a atenção das brasileiras. Se por um lado ele ajuda a desenvolver a autonomia da criança e acaba com a trabalhosa tarefa do preparo das comidinhas, por outro, temos que levar em consideração que ele não é aplicável para todos os grupos alimentares inicialmente (como carnes e verduras cruas, por exemplo), e também, que há o risco de a criança engasgar.

Especialistas dizem que a partir dos seis meses, período recomendado para a introdução dos alimentos, o bebê consegue sentar sozinho e também já está apto a lidar com esses pequenos pedaços sem engasgar.

BLW

Baby Lead Weaning

Na nossa opinião, “o novo” deve ser considerado porém, com parcimônia. Recomendo que você coloque na balança as partes boas desse método, associado com considerações positivas da prática utilizada atualmente, claro, sempre deixando o bebê participar das refeições com a família.

E vale lembrar que no BLW como em qualquer outro método o bom senso deve ser utilizado, principalmente no quesito “não deixar a criança sem a supervisão de um adulto”!

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>