Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Legislação | Bisfenol em Mamadeiras e potes plásticos

Bisfenol em Mamadeiras e potes plásticos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que a partir do dia 1º de janeiro de 2012 está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes, contendo a substância Bisfenol – A (BPA).

Estudos indicam possíveis riscos decorrentes da exposição ao Bisfenol, por ser uma substância que, a longo prazo, pode causar infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, problemas cardíacos, endometriose e câncer.

Bisfenol

Mamadeiras

O Bisfenol é um composto utilizado na produção da maioria dos plásticos e revestimento interno de latas, sendo liberado com o calor. Por isso, todos nós devemos tomar algumas precauções, como não esquentar alimentos no microondas em recipientes plásticos (como aquele pote de sorvete que reaproveitamos), descartar utensílios plásticos lascados e armazenar bebidas e alimentos, sempre que possível, em potes de vidro (principalmente enquanto elas estiverem quentes).

Porém, a exigência da ANVISA vem mais forte para os pequenos, pelo fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito bem desenvolvido em crianças de zero a 12 meses. Nesses casos, o indicado é a utilização de mamadeira e utensílios de vidro ou livres de Bisfenol (BPA Free).

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>