Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Amamentação | Bebida açucarada substitui o consumo de água

Bebida açucarada substitui o consumo de água

A obesidade infantil é considerada pela Ministério da Saúde como uma epidemia que vem aumentando a cada ano. E entre as diversas causas está o fato de que os brasileiros estão trocando o consumo de água por bebida açucarada.

A formação do hábito alimentar da criança começa na gestação e se completa com atitudes, exemplos e ensinamentos que são passados pelos cuidadores, durante o seu crescimento. E é ai que você, mãe/pai/avó, entram. Então eu pergunto a vocês se vocês sabem o quanto “pesa a obesidade” na vida do seu filho/neto hoje e amanhã?

Bebida açucarada

Obesidade infantil

Um estudo epidemiológico brasileiro, avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes em cinco capitais, constatou que o consumo de refrigerantes e sucos industrializados ou em pó são responsáveis por levar os adolescentes a consumirem cerca de 21 quilos de açúcar por ano, considerando apenas as bebidas.

O fato é atrelado a diversas causas como o aumento da oferta de produtos açucarados, o crescimento da publicidade dirigida às crianças, a falta de conhecimento do consumidor, a falta de tempo para dar atenção aos filhos, a maior oferta de alimentos e até, as melhores condições econômicas das famílias, entre outros. O fato é que esse resultado apenas reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares da população, que cada vez mais cedo está adquirindo hábitos não saudáveis.

Bebida açucarada

Incentive o consumo de água, frutas, legumes e verduras

E para isso, basta muito mais do que boa vontade das mães que, por mais que se esforcem, muitas vezes sem tempo ou sem paciência, preferem não contrariar a vontade dos filhos que pedem a bebida açucarada em substituição à água. Mamães, não é necessário oferecer às crianças apenas água. Há opções saudáveis que podem ser adotadas como sucos naturais ou sucos industrializados, livres de corantes, conservantes e açúcares, como as bebidas da marca Do Bem™, por exemplo ao invés das bebidas açucaradas, “do mal”.

Vale ressaltar que são necessárias mais ações de educação como políticas públicas focadas na educação alimentar e na prevenção das doenças. O que temos atualmente são algumas resoluções referentes publicidade de alimentos porém, sabemos que não são suficientes já que quando vamos ao mercado, somos bombardeados com figuras e diversos personagens de desenhos em produtos infantis. Vale ressaltar que, atualmente a presidenta Dilma regulamentou a publicidade de produtos que interferem na amamentação (Lei nº 11.265) o que é um pequeno passo porém, uma grande vitória nossa!

E, enquanto o Governo não faz sua lição de casa direitinho, vamos abrir os olhos para a realidade das nossas crianças. Precisando de ajuda para substituições saudáveis à bebida açucarada, ou a criação de hábitos adequados, desde a infância, procure um especialista para ajudá-lo.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>