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Barrinhas saudáveis de cereais, frutas e nuts

Para realizarmos uma alimentação equilibrada e saudável, em geral, temos que realizar cerca de 5 a 6 refeições por dia, com intervalos de 3 horas, sendo 2 refeições principais (almoço e janta) e de 3 a 4 refeições intermediárias (café da manhã, lanche da manhã, tarde e noite). Nesses lanches intermediários há várias opções saudáveis porém, como nem sempre conseguimos realizar as refeições nos horários “pré-determinados” muitas vezes precisamos recorrer a opções mais rápidas como as barrinhas. Mas com tantas opções no mercado, quais barrinhas saudáveis são mais indicadas para consumo?

Barra de cereal

Barrinhas Levittá

A alimento muito prático para quem tem uma vida cheia de compromissos, as barrinhas são fáceis de levar na bolsa/mochila, armazenar na gaveta do escritório, e também são simples de rápidas para comer sem sujar a mão ou sem precisar interromper a atividade que está fazendo.

Hoje em dia achamos no mercado barrinhas de diversas preços, marcas e tipos, como as de cereal, frutas, orgânica, nuts e as de proteína também. Mas qual devemos escolher na hora do consumo?

Barrinhas saudáveis

Barrinhas do bem

O ideal é lembrar que nem todas são tão saudáveis como as pessoas pensam: grande pate delas são ricas em açúcares e gordura vegetal (trans) e são pobres em fibras.

barrinhas saudáveis

Barrinhas são saudáveis ou não?

Por isso na hora da escolha peço para que você se atente não apenas a informação nutricional (ou quantidade de calorias) mas também à lista de ingredientes (para que você consiga observar sua qualidade nutricional), como já falamos no texto “como ler o rótulo dos alimentos“. Isso mesmo. É  muito importante você ler a lista de ingredientes e reparar no seu tamanho. Dessa forma, quando maior a lista de ingredientes, há grande chance daquele produto não ser tão saudável para consumo.

As escolhas de barrinhas saudáveis e mais indicadas por especialistas são aquelas cujos ingredientes são frutas, sementes e castanhas, que sejam naturais, sem adoçantes artificiais, sem corantes, sem conservantes, sem adição de açúcares e sem gorduras trans, como as destacadas na figura abaixo.

Barrinhas saudáveis

Barrinhas saudáveis

Ao escolher as barrinhas fique de olho principalmente nos primeiros ingredientes, que são aqueles que se encontram em maior quantidade, e evite os ingredientes açúcar, glucose, mel, xarope de glicose ou milho, assim como os conservantes e corantes e procure aquela que tenha maior quantidade de fibra.

Costumo indicar para meus pacientes do Projeto Ego o consumo de barrinhas das marcar Hart´s NaturalBio2, Levittá e agora a marca do bem também está com barrinhas, porém ainda não experimentei para falar se são saborosas.

Barrinhas saudáveis

Barrinhas da bio2 e da hart’s

São diversas marcas e sabores para não dizem que enjoou ou cansou daquele sabor. Mas vale lembrar que as barras de cereais, mesmo as consideradas saudáveis, devem ser consumidas de forma moderada e não devem substituir as refeições principais, mesmo por que uma alimentação equilibrada nutricionalmente deve ser variada e ter os macro e micronutrientes básicos recomendados num consumo diário.

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