Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Nutrição Clínica | Anorexia nervosa, um transtorno alimentar

Anorexia nervosa, um transtorno alimentar

A anorexia nervosa está intimamente relacionada com a bulimia nervosa, por ambas apresentarem alguns sintomas em comum: uma ideia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar.

A anorexia nervosa teve seu primeiro relato médico no ano de 1694 por Richard Morton e apresenta como comportamento uma restrição dietética auto-imposta, com um padrão alimentar “bizarro” e acentuada perda de peso.

Anorexia nervosa

Transtorno alimentar

Seu diagnóstico é realizado de acordo com os critérios estabelecidos pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, e compreende a recusa de manter o peso corporal (ideal ou acima do peso mínimo para a idade e estatura), medo intenso de ganhar peso ou tornar-se obeso, distúrbios da imagem corporal e amenorréia (ausência de no mínimo 3 ciclos menstruais consecutivos).

Muito comum em adolescentes, Modelos, Nutricionistas e profissões cuja preocupação com a estética impera, a doença deve ser diagnosticada e tratada. Um centro especializado em São Paulo é o Ambulim, que possui um Programa de Tratamento de Transtorno Alimentar, localizado no Hospital das Clínicas, HC-FMUSP.

Comentários

comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>