Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Amamentação | Amamentar: todos podem fazer junto

Amamentar: todos podem fazer junto

Aproveitando que estamos no outubro rosa (campanha de prevenção do câncer de mama), venho hoje falar com vocês sobre a campanha do ministério da saúde, com o slogan “ Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você.”, para incentivar e promover o aleitamento materno.

Todos sabemos que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis primeiros meses de vida da criança. Sem a oferta de nenhum outro alimento, inclusive chá ou água, já que o leite materno é completo e o melhor alimento para o bebê nesse período. A partir dos seis meses deve haver a introdução da alimentação complementar mas o leite materno deve permanecer até os dois anos ou mais.

amamentar

Todos podem fazer juntos

Dentre os N benefícios que o amamentar trás para a mãe e para a criança, podemos enumerar o vínculo criado, a melhora da imunidade do bebê, menor frequência de infecções além de ter também menos chance de ter, no futuro, doenças como diabetes e obesidade, entre outros.

Nós do Comida Na Rede apoiamos e incentivamos o aleitamento materno e, como sabemos o quão importante é a amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê resolvemos escrever esse texto para ajudar a divulgar e incentivar e para mostrar nosso apoio à campanha: “todos podem fazer juntos”.

Vale reforçarmos que reconhecer, valorizar e incentivar os “parceiros” na amamentação ajuda tanto no período de mudança (gestante/mãe) que a mãe está passando como auxilia o bebê e a gera uma relação de confiança que ajuda a tornar a amamentação mais prazerosa.

Por isso a campanha deixa claro que os parceiros na amamentação vão muito além de alguém que está fisicamente ao lado da mãe, mas sim é o marido, o companheiro, a mãe, a amiga, a tia, a avó, o irmão ou quem quer que esteja perto e disposto a incentivar e dar apoio não só físico, mas emocional, a nova mãe. E mais do que isso, envolve nessa rede não apenas familiares, mas também educadores, artistas, empresários, profissionais da saúde, juízes, etc.

amamentar

Outubro rosa

O que a campanha e nós queremos dizer é que também não podemos deixar de falar das empresas que possuem salas de apoio à amamentação, e que permitem esse conforto aos funcionários, as empresas que ampliam a licença-maternidade, as entidades que lutam pelos direitos relacionados com o ato de amamentar, além da mídia, e dos profissionais de saúde que promovem e executam ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Por isso, acabamos esse texto com a mesma frase o que o iniciamos com uma alteração: “ Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem E DEVEM fazer junto com você.” Se precisar de auxilio, suporte ou orientação, não se sinta sozinho, procure um profissional habilitado para ajuda-la.

Comentários

comentários