Ligue ou Whatsapp (11) 98132-0523
Home | Bebidas | Alimento para melhorar a disposição: serotonina e triptofano

Alimento para melhorar a disposição: serotonina e triptofano

Essa semana uma paciente do Projeto Ego que faz acompanhamento conosco há mais de 10 meses e melhorou muito seus hábitos de alimentação e atividade física, perguntou se havia algum alimento para melhorar a disposição já que ela estava se sentindo cansada, desconcentrada e sem ânimo para as atividades do dia-a-dia. Foi então que elaborei para ela umas dicas e resolvi compartilhar com vocês também.

Lembrando que nosso atendimento é individualizado, minha recomendação foi baseada em sua rotina na qual reforcei que ela deve tomar sempre café da manhã ao acordar e não apenas quando chegar no serviço. Reforcei também que seu café da manhã deve conter alimentos do “grupo de energia” (carboidrato) e da “construção” (proteína) além de frutas, para ter mais energia no começo do dia.

Alimento para melhorar a disposição

Alimentos

Outro item que destaquei é a importância da serotonina para o organismo. A serotonina é um neurotransmissor que tem entro outras, a função de regular o sono e o humor, além de auxiliar a prevenir distúrbios emocionais e de concentração. Por isso, se o seu nível no sangue está elevado irá proporcionar mais prazer e disposição e por esse mesmo motivo a serotonina é conhecida também como a “substância da felicidade”.

Indo mais a fundo, expliquei que para que o corpo fabrique a serotonina é necessário o aminoácido triptofano, ou seja, minha sugestão em relação ao alimento para melhorar a disposição foi incluir na alimentação diária, alimentos que contenham níveis elevados desta substância, como os alimentos proteicos (ex.: frango, carne, peixe, ovo ou leite e derivados), linhaça, banana, aveia, abacaxi, aspargo, espinafre, entre outros.

Frisei também a importância da alimentação equilibrada, completa e variada em qualidade e quantidade, conforme disposto na pirâmide alimentar, já que além do triptofano também existem outros alimentos que contêm vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do humor e do organismo.

Alimento para melhorar a disposição

Pirâmide alimentar

A partir dai passei para ela algumas sugestões de bebidas para serem consumidas uma vez ao dia, sendo no intervalo da manhã ou no intervalo da da tarde.

Exemplo 1 de bebida para melhorar a disposição
Ingredientes:1 folha de couve, ½ limão,  1 rodela média de abacaxi, 2 folhas de hortelã,  1 maçã pequena,  1 colher de sobremesa de linhaça (pó – ou grão triturado) e  150 ml de água Preparo:Num liquidificador coloque 1 folha de couve, suco de ½ limão, 1 rodela de abacaxi, 1 maçã vermelha sem casca, a hortelã, adoçante a gosto e água. Bata bem e consuma gelado.
Exemplo 2 de bebida para melhorar a disposição
Ingredientes: 2 col. (sopa) de erva-mate tostada,  300 ml de água fervente,  ½ manga,  ½ suco de limão Preparo:Despeje o mate sobre a água fervente abafe por 5 minutos, coe. Bata o mate coado já frio no liquidificador, com os outros ingredientes. Coe e beba.
Exemplo 3 de bebida para melhorar a disposição
Ingredientes:  1 fatia de abacaxi,  250 ml de suco natural de laranja,  1 banana,  1 colher (de chá) de farelo de aveia,  Lascas de gengibre,  1 colher (de chá) de mel Preparo:Bata todos os ingredientes e tome sem coar.
Exemplo 4 de bebida para melhorar a disposição
Ingredientes:1 copo de iogurte natural parcialmente desnatado,  1 copo de suco de uva integral,  1 banana,  2 colheres de sopa de semente de chia Preparo:Bata tudo no liquidificador e tome sem coar.

Caso vocês tenham gostado das dicas e queiram algo personalizado, ou mesmo saber mais sobre alimento para melhorar a disposição, consulte um Nutricionista e/ou procure nós do Projeto Ego. Nós ajudaremos você a ter hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida.

Comentários

comentários